top of page
Buscar

Você sabe o passo a passo da arte da cerâmica? by MUD


BARBOTINA: pasta cerâmica líquida, mistura de argila e água, utilizada para produzir peças cerâmicas utilitárias e para fazer os moldes em gesso.Também se utiliza muito em ateliês de cerâmica para colar duas peças quando a argila se encontra ainda em estado cru.

ESMALTE: substância vítrea que pode ser colorida ou transparente que se aplica sobre objetos de argilas como proteção ou ornamento.

ENGOBE: argila líquida que é utilizada para colorir peças em argila, ainda cruas. O engobe é aplicado sobre a argila em ponto de couro, para que os dois sequem juntos, engobe pode ser colorido com óxidos. Aplicamos com pincel macio duas ou três vezes em direções diferentes para cobrir bem a superfície da peça.

QUEIMAS: Na artes com o fogo, cada técnica se dá em uma temperatura diferente. Temos a primeira queima de biscoito feita a uma temperatura de 800 °C, depois a queima de esmalte ou vidrado, por exemplo, a temperatura de queima fica entre 740 °C a até 1100°C, chamadas queimas de baixa temperatura. Já as técnicas de alta temperatura a queima pode exigir até 1300 °C. Terceiras queimas ocorrem quando precisamos decorar nossa peça com detalhes em ouro, por exemplo, dessa maneira as queimas são feitas a 750 °C. Aprender algumas técnicas básicas são essencials para adquirir conhecimentos necessários para conquistar a autonomia na criação de suas pecas.

Aqui na MUD preparamos noss@s alun@s para adquirir essa autonomia gradualmente e isso ocorre nos primeiros dois/três meses de aula.

Técnicas base da MUD: "PINCH" ou "BELISCÃO", pode ser utilizada para fazer diversos tipos de peças. O Pinch aqui na MUD é a primeira técnica que os aprendizes desenvolvem, pois auxilia a sensibilizar o toque na argila, a criar uma conexão com o barro, sentir sua humidade, densidade, elasticidade, etc., e assim ir desenvolvendo a habilidade para modelar peças mais complexas.


Nós esperamos por você, venha experienciar com a MUD!


315 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page